segunda-feira, 11 de junho de 2007

Movimento Gay

Por um mundo sem racismo, machismo e homofobia.
A 11ª Parada do Orgulho GLBT de São Paulo superou o público de 2006 e bateu recorde este ano. O evento já reúne mais de 3,5 milhões de pessoas. A expectativa da organização era de que seus 23 trios arrastem 3,3 milhões de participantes. A Prefeitura de São Paulo esperava 3 milhões.
O presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT, Nelson Matias Pereira, disse que o objetivo do evento é garantir direitos para os homossexuais. “A gente não quer que nenhum cidadão perca a vida por causa da orientação sexual”, afirmou.
Considerada a maior manifestação de homossexuais do mundo, a parada, sob o lema Por um mundo sem racismo, machismo e homofobia teve apoio financeiro oficial pela primeira vez, incluindo patrocínio da Petrobras e da Caixa Econômica Federal.
É o evento que atrai o maior número de turistas a São Paulo. No ano passado, foram 200 mil pessoas e a expectativa é de que este ano chegue a 300 mil, de acordo com a previsão da São Paulo Turismo (SPTuris).


IMPORTANTE:O prefeito anunciou que o evento fará uma compensação ambiental. Durante todo o percurso da Parada será medida a quantidade de CO2 emitida pelos trios elétricos que acompanham a caminhada. Depois, a organização do evento se comprometeu a plantar árvores para balancear o efeito da poluição.

A festa deste ano contou com um número muito alto de crianças, que foram acompanhadas de pais heterossexuais.

Em clima de harmonia, crianças pequenas levantaram bandeiras do movimento. Muitas curtiram a festa no colo e ombros dos pais.

A ministra do Turismo, Marta Suplicy,afirmou: "O turista gay é melhor pela própria circunstância. Não tem filhos, consegue ter um padrão de vida mais alto. O turismo gay é indispensável no mundo todo. Essa festa é para eles. Temos hotéis e restaurantes lotados".
A Parada Gay impulsiona venda de grifes famosas em São Paulo. A grande parte dos lojistas decidiu abrir as portas em pleno feriado de Corpus Christi para aproveitar a demanda dos turistas abonados.
Fontes:Globo, terra e UOL

Nenhum comentário: